Templo Zulai.

Templo Zulai.

Zu Lai (em chinês) é o maior templo budista da América Latina.
Ligado ao Monastério Fo Guang Shan, está localizado no km 28 da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia, próximo à divisa com a Zona Oeste do município de São Paulo.
Com raíz no Budismo Mahayana, o Templo Zu Lai tem como objetivo manter a tradição da natureza búdica, deixando-a ao alcance de todos. Seus frequentadores utilizam os ensinamentos do Budismo Humanista com o objetivo de ensinar os princípios do Monastério Fo Guang Shan, divulgando o Budismo através da Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual.

Historia.

Em 1992 o Mestre Hsing Yün veio ao Brasil, a convite de um templo de São Paulo, para uma cerimônia. Um discípulo presente perguntou-lhe se não poderia deixar um monge de sua comitiva no país para que os ensinamentos tivessem continuidade. A Monja Chueh Cheng se dispôs a ficar e iniciar os projetos, ganhando posteriormente o nome Mestra Sinceridade.
O discípulo que pediu ao Mestre que deixasse um monge no Brasil doou uma casa em um sítio para que os trabalhos fossem realizados. Não muito pequena, tornou-se um espaço para as cerimônias, cultos e ritos.
Quatro anos mais tarde o número de seguidores passava de cem, o que levou a necessidade de se ampliar o espaço. Apesar da reforma feita, o local ainda não apresentava condições para abrigar os seguidores, então optou-se pela construção de um templo maior.
Como os arquitetos brasileiros envolvidos no projeto não conheciam a arquitetura de um templo, a Mestra Sinceridade montou uma equipe que viajou à China com o objetivo de conhecer os templos da Dinastia Tang.
Depois de muitas reuniões, a pedra fundamental foi lançada em 1999. Entretanto, como as telhas e o parapeito do templo precisavam ser importadas da China, já que na época ninguém no Brasil fazia este tipo trabalho, os recursos foram insuficientes para que as obras tivessem início imediato, o que adiou a inauguração do Templo Zu Lai para Outubro de 2003.

Fonte: Wikipédia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário