Cidade de Itanhaém - São Paulo, Brasil.

Itanhaém é um município da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. É o segundo município mais antigo do Brasil.
O nome do município é uma referência ao Rio Itanhaém, que banha o município7 . "Itanhaém" é um termo de origem tupi que significa "pedra que canta", através da junção dos termos itá (pedra) e nha'em (canto)
O núcleo original da cidade, às margens do rio Itanhaém, teria sido fundada pelos portugueses João Rodrigues Castelhano e Cristóvão Gonçalves, ou por Martim Afonso de Sousa, durante os dois anos em que este permaneceu em São Vicente. Segundo frei Gaspar da Madre de Deus, não havia, ainda, em 1555, nenhuma povoação no terreno onde, depois, foi instalada a vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. A povoação foi elevada a categoria de vila em abril de 1561 pelo capitão-mor Francisco de Morais. De 1624 até 1679, teve o provimento de cabeça da capitania conferido à Condessa de Vimieiro, tempo em que esta donatária foi afastada da Capitania de São Vicente por erro de demarcação da Capitania de Santo Amaro. Em 1654, foi aí construído o Convento dos Franciscanos.

É um dos mais antigos municípios brasileiros, criado em 1532 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Foi, durante certo período, a sede da antiga capitania de São Vicente.
A princípio Itanhaém permaneceu até o começo do Século XX como apenas como uma pacata e isolada vila de pescadores e agricultores caiçaras. Itanhaém só se tornou um cidade com viés turrístico, atraindo visitantes temporários de outras partes, após a chegada da ferrovia ao local10 . Foi assim, inclusive, recebendo turistas que chegavam pela ferrovia, em busca das belas e intocadas praias, ilhas e morros, que nasceram e se desenvolveram bairros afastados como o Bairro do Poço, atual Belas Artes11 e Suarão12 , todos na primeira metade do Século XX. O turismo existia na então cidade, mas ainda era pequeno até, pela precariedade dos meios de transporte, uma vez que a única opção era a Linha Santos-Juquiá (Sorocabana)13 . O turismo no município sofreria o salto definitivo com a inauguração da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em 1961. A partir desse ano, o acesso à cidade ficou muito prático para os turistas que estivessem de carro, vindo de qualquer parte do estado14 . Ainda em 1961, a Breda Turismo passou a operar uma linha de ônibus ligando a cidade à Grande São Paulo15 .

Entre os inúmeros atrativos turísticos da cidade podemos destacar as praias, os rios navegáveis, os passeios de barco rio acima ou em alto-mar, a Mata Atlântica semi-intocada (que valeu à cidade o apelido de "Amazônia Paulista"), as reservas indígenas habitadas, o Centro velho com o Beco de Sant'Anna e a Casa de Câmara e Cadeia,a Igreja Matriz de Sant'Anna, as Ruínas do Convento, a Cama de Anchieta, o Morro do Sapucaitava, o Costão, as Ilhas marítimas da Queimada Pequena e da Queimada Grande, etc16 .
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa que, segundo reza a lenda, por seu desenho plano escavado pela ação do mar e pelo vento, no costão da Praia dos Sonhos, em Itanhaém, tornou-se o local preferido do beato jesuíta José de Anchieta, para passar horas e horas descansando e encontrar inspiração para compor versos e poemas em suas andanças pela região. O local atrai milhares de visitantes, chamando a atenção por sua beleza natural e pela deslumbrante vista em direção ao mar, da costa e dos morros que circundam o local.
Para facilitar o acesso, há uma passarela (apesar do caminho também poder ser feito pelas escorregadias pedras da costeira) construída com verba doada pelo governo das Ilhas Canárias, comunidade autônoma da Espanha e pela administração de San Cristóbal de La Laguna, município onde nasceu Anchieta. A obra facilita e permite o acesso até mesmo de pessoas com grandes dificuldades de locomoção.
O equipamento turístico foi escolhidos pelos internautas, em uma pesquisa feita pelo jornal A Tribuna de Santos, como uma das nove maravilhas da Região Metropolitana da Baixada Santista, ao lado de conhecidos atrativos regionais como a orla da praia de Santos e a Ponte Pênsil em São Vicente.
Fonte;  Wikipédia.


Cama de Anchieta.








Um comentário: